Entenda o bicameralismo no Brasil


Bicameralismo é o regime político em que a função legislativa, ou seja, o Poder Legislativo, é dividida entre duas câmaras representativas, a Câmara baixa e a Câmara Alta, No Brasil, elas são representadas pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal e a união delas é chamado de Congresso Nacional. Caso queiram acompanhar mis de perto o trabalho das Câmaras Representativas, sugiro que as sigam nas redes sociais ou acessem seus portais na internet.

Para ser aprovado, um projeto de lei (PL) precisa ser aprovado pelas duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) e receber a sanção do Presidente da República. Após ter passado pelas três etapas, o projeto de lei entrará em vigor.

Aqui no blog, você poderá votar nas consultas públicas para os principais projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Você pode pocurá-los por partido ou assunto de que trata.


Como era

No início do bicameralismo brasileiro, a Câmara dos Deputados começou com 102 (hoje são 513 deputados) integrantes escolhidos em eleições indiretas, e a Câmara dos Senadores, com 50 integrantes de mandato vitalício ( hoje com 81 senadores). Me pergunto como chegamos aos absurdos números que temos hoje. Esse aumento absurdo do número de parlamentares só encarece o Estado junto aos inúmeros privilégios, benefícios e fundos eleitoral, partidário e outros. Está na hora de voltar ao que era antes

Siga o blog clicando aquiAssine aqui a newsletter, inscreva-se no Youtube, curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens,  siga também no Twitter e no tumblr.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PL 198/2019 - Proposta classifica nepotismo como improbidade administrativa

PL 1108/2015 inclui a Educação Política e Direitos do Cidadão nos currículos do ensino fundamental e do ensino médio

Projeto de lei 259/2023 inclui o Direito dos Animais e a Proteção Animal como componentes obrigatórios dos currículos do ensino fundamental e do ensino médio