Esquerda X Direita - Você Precisa Entender Isso Para Votar Direito
Bem vindos ao blog Vamos Participar da Democracia, um blog destinado a todos os brasileiros que se importam com os rumos da nação. Aqui o leitor poderá encontrar os principais projetos de lei e medidas provisórias em tramitação no Congresso Nacional, bem como os links para suas consultas públicas.
Para receber os artigos em sua caixa de entrada, clique aqui e deixe seu e-mail.
Esquerda e Direita são dois conceitos políticos opostos e, por vezes, é até difícil descobrir de qual lado está um tal partido. Quando se diz que um partido é de esquerda significa que ele é socialista. Se o partido é de direita, está mais inclinado ao capitalismo. Porém, nem sempre foi assim e os conceitos foram evoluindo ao longo dos séculos, como veremos aqui.
Evolução dos Conceitos
Os termos "política de direita" e "política de esquerda" foram cunhados durante a Revolução Francesa (1789-1799) e se referiam ao lugar onde os políticos se sentavam em relação ao presidente parlamentar. Os que se sentavam à direita deste eram os apoiadores do rei e os que se sentavam à esquerda eram simpatizantes da Revolução.
![]() |
Durante a Revolução Francesa, os apoiadores do rei se sentavam à direita. |
No século XIX, principalmente na França, a principal linha divisória entre Esquerda e Direita foi entre partidários da República e partidários da Monarquia. Ao longo dos séculos, esses conceitos foram se desenvolvendo e se modificando. Hoje em dia, partidos de esquerda estão mais inclinados ao socialismo, em contrapartida, os partidos de direita se alinham ao capitalismo, em que o Estado não deve intervir na economia.
Partidos de Esquerda
Os partidos de esquerda defendem que o Estado deve ser grande e deve controlar desde o mercado até a vida do cidadão comum. Isso só funciona na teoria, pois na prática é um desastre. Não repassam verba para museu e o museu pega fogo, não repassam verba para universidade e alunos ficam sem aula e com o prédio caindo de podre.
A maior hipocrisia da esquerda é defender o fim da polícia militar e querer andar tranquilamente na rua. Se quem protege a sociedade é a polícia, defender a extinção dessa instituição não seria defender a bandidagem?!
Outra ideia da esquerda é dificultar ao máximo a vida da iniciativa privada até que não exista iniciativa privada e todas as empresas se tornem estatais, pertencentes unica e exclusivamente ao Estado. Sem concorrência, o Estado coloca o preço que quiser para produtos e serviços, não se importando em como a sociedade precisará fazer para comprar, já que o emprego é limitado.
Partidos de esquerda jogam a mentira de que vão governar para os trabalhadores em detrimento dos empresários, porém são os empresários que criarão empregos.
Por essas e por outras, muita gente, principalmente o mercado financeiro, não gosta de partidos de esquerda. Em pesquisas eleitorais, quanto mais partidos de esquerda sobem, mais a pontuação do mercado cai. Na contramão, se um partido de direita assume, a pontuação do mercado fica positiva.
Partidos de Direita
Partidos de direita entendem que a grande demanda da população é a segurança pública, pois todos querem andar sem preocupação na rua. Compartilhamento de dados entre os estados da federação são uma das propostas, afinal o criminoso pode fugir de um estado para outro. Além disso, defendem também a valorização da polícia.
Outra ideia defendida por partidos de direita é o liberalismo econômico, combatendo as empresas estatais que não permitem a concorrência. Nessa visão, o Estado não deve intervir na economia.
O Estado não deve ser grande e nem pequeno, deve ter o tamanho necessário. O papel do Estado não é administrar empresas, mas sim cuidar das áreas mais urgentes: saúde, segurança e educação.
O conservadorismo, o armamento do cidadão de bem, o livre mercado e concorrência, redução de impostos e de gastos do governo são defendidos também.
Veja, na tabela, o que cada lado defende.
Comentários
Postar um comentário