Proposta que torna o voto facultativo aguarda relator na CCJ
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Todos os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 têm o dever de votar nas eleições e ficam sujeitos ao pagamento de multa e a restrições civis caso não o façam. Isso pode mudar caso seja aprovada a PEC 18/2017, em análise no Senado. Ela torna o voto facultativo no Brasil.
Não é democracia se somos obrigados a votar.
De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), a proposta mantém a obrigatoriedade do alistamento eleitoral, para fins de quantificação e registro do eleitorado, mas torna opcional o ato do voto.
Jucá explica que, na prática, a obrigatoriedade do voto é “letra morta” no Brasil, uma vez que as sanções pela ausência são “brandas” e têm “pouca efetividade”. No primeiro turno das eleições gerais de 2014, por exemplo, 27,7 milhões de pessoas não compareceram às urnas, o que representa perto de 20% do eleitorado registrado.
“Um dos principais argumentos a favor da obrigatoriedade do voto consiste no estímulo à participação. Pressupôs-se que haveria um incentivo para que a grande maioria participasse dos pleitos eleitorais. Todavia, conforma apontam os dados, o que vem ocorrendo é justamente o contrário. Acreditamos que já passou o momento de tornar a Constituição mais consentânea à realidade nacional”, afirma o senador em sua justificativa para a apresentação da PEC.
O voto facultativo é regra na maior parte do mundo: quase todos os países da Europa, da Ásia e da África permitem que seus cidadãos decidam se vão votar. O continente americano é o que apresenta mais divisão nessa regra. O Brasil é acompanhado na obrigatoriedade por Argentina, México, Uruguai, Paraguai, Peru e Honduras, entre outros. Do outro lado estão Estados Unidos, Canadá, Chile e Colômbia como alguns dos que mantêm o voto como facultativo. A Austrália é outro país de destaque onde o voto é opcional.
A PEC 18 aguarda a escolha de um relator para ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Caso seja aprovada lá, ela terá que passar por duas votações no Plenário, obtendo pelo menos 49 votos favoráveis em cada uma. Depois, seguirá o mesmo procedimento na Câmara. Se for aprovada pelas duas Casas, já poderá ser promulgada pelo Congresso Nacional.
Consulta Pública
A consulta pública referente a esse projeto de lei já está aberta a votação e você pode acessar clicando nesse link. Acesse o link e dê sua opinião, pois uma democracia plena depende da participação popular. Consultas públicas são uma das formas que nós, cidadãos comuns, temos de participar da política.
Bem vindos ao blog Vamos Participar da Democracia , um blog destinado a todos os brasileiros que se importam com os rumos da nação. Aqui o leitor poderá encontrar os principais projetos de lei e medidas provisórias em tramitação no Congresso Nacional, bem como os links para suas consultas públicas. Projeto de lei classifica o nepotismo como improbidade administrativa Proposta: PL 198/2019 texto do projeto: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1707007&filename=PL+198/2019 Ementa: Altera a Lei nº 8.112, de 1990, para unificar o tratamento dado à vedação do nepotismo na administração pública federal. Autoria: Roberto De Lucena (PODE/SP) Consulta pública: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2190722 Status: em tramitação Mudança: Classifica o nepotismo como improbidade administrativa E você, o que acha do projeto? Fonte: ...
Ementa: Altera o art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Educação Política e Direitos do Cidadão como componente obrigatório dos currículos do ensino fundamental e do ensino médio. Projeto de Lei: Na Câmara: PL 1108/2015 Leia o texto do projeto: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=6A934E101767D8EDF2D41E127888C653.proposicoesWebExterno1?codteor=1866545&filename=PL+646/2020 Autoria: Renata Abreu (PODE/SP) Consulta pública: vote aqui na consulta pública Status: em tramitação Para ver outros projetos de autoria do partido PODEMOS clique aqui . E você, o que acha do projeto? Fonte: Agência Câmara Notícias Siga o blog clicando aqui , Assine aqui a newsletter, inscreva-se no Youtube , curta a Fanpage do blog no Facebook para ser notificado das últimas postagens, ...
Ementa Altera o art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir o Direito dos Animais e a Proteção Animal como componentes obrigatórios dos currículos do ensino fundamental e do ensino médio. Projeto de Lei Camara dos Deputados - PL 259/2023 Senado Federal - PL 259/2023 Leia o texto do proj eto: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=6A934E101767D8EDF2D41E127888C653.proposicoesWebExterno1?codteor=1866545&filename=PL+646/2020 Autoria: Delegado Bruno Lima (PP/SP) e outros Consulta pública Câmara dos Deputados - vote aqui na consulta pública Senado Federal - ainda sem tramitação Status: em tramitação cadastre para acompanhamento por e-mail Para ver outros projetos de lei do partido PL, clique aqui E você, o que acha do projeto? Fonte: Novo.org Siga o blog clicando aqui , inscreva-se no Youtube ,...
Comentários
Postar um comentário